Seguro de Responsabilidade Civil para engenheiros: entenda como funciona
- Nine Group

- 9 de abr. de 2019
- 2 min de leitura

Toda atividade profissional, seja ela qual for, está sujeita a riscos. Algumas, porém, estão mais expostas a situações que podem causar danos a terceiros, e, consequentemente, podem motivar indenizações por danos morais, patrimoniais e até estéticos.
Por conta disso, as seguradoras criaram o seguro de Responsabilidade Civil (RC), que protege o profissional de prejuízos advindos de ações judicias decorrentes de erros profissionais. Acompanhe o artigo e entenda mais sobre esse tipo de seguro!
O que é o seguro de Responsabilidade Civil para engenheiros?
Mesmo que você seja um excelente e responsável profissional, está sujeito a erros, seja em cálculos, fórmulas, desenho ou até seleção de materiais. Quando essa falha prejudica terceiros é necessário indenizar e é aí que entra o seguro de RC.
Com esse seguro, seu patrimônio profissional, material e moral são protegidos caso alguém se sinta prejudicado pelo seu serviço e decida processá-lo.
Quem pode contratar esse seguro?
Esse tipo de seguro é destinado tanto a empresas de engenharia, quanto para engenheiros autônomo, desde que tenham registro no CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Porque é importante contratar esse seguro?
A procura por esse tipo de seguro aumentou bastante e é imprescindível nos dias atuais. Ninguém deseja que uma tragédia aconteça, mas são recorrentes os casos de acidentes em prédios, viadutos, rodovias etc. e, muitas vezes, há vítimas fatais nesse tipo de sinistro. Em consequência, as indenizações costumam ter um valor altíssimo.
Assim, recorrer ao seguro de RC é uma forma de proteger o seu patrimônio contra erros involuntários que possam ocorrer.
Quais são as principais coberturas?
Confira abaixo as principais coberturas que envolvem esse seguro:
Cobertura de gastos com defesa judicial de uma reclamação de terceiro;
Indenizações devidas a terceiros em decorrência de condenações judiciais;
Acordos judiciais ou extrajudiciais, mediante aprovação da companhia seguradora;
Reembolso de despesas emergenciais para tentar evitar ou minimizar os danos causados a terceiros.
Coberturas adicionais:
Despesas com assessoria de imprensa e assessoria para a preservação da reputação do segurado;
Custos emergenciais decorrentes qualquer tipo de contratação ou pagamento de com o objetivo de evitar ou minimizar possíveis impactos do sinistro, nos casos em que não haja tempo hábil de comunicar a seguradora;
Atos intencionais de colaboradores com o intuito de prejudicar o segurado, gerando responsabilidades e obrigações de reparação a terceiros, o seguro pode ser acionado e os ressarcimentos estarão cobertos pela apólice;
Danos causados a terceiros por consultores contratados e subcontratados no desempenho de seus serviços profissionais;
Acidente envolvendo funcionários ou colaboradores em decorrência de erro, ação ou omissão profissional, que cause morte ou invalidez permanente. Isso inclui também o caso da vítima exigir indenizações complementares (cobertura até o limite máximo de indenização contratado na apólice);
Caso o segurado preste serviços de engenharia voltados à exploração e produção de petróleo e gás, os eventuais danos causados durante tais serviços serão integralmente pagas até o limite máximo de indenização contratado.
Como contratar o seguro de RC para engenheiro?
Para contratar esse seguro, entre em contato com a NineSeg. Estaremos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas e encontrar a solução que melhor atende às suas necessidades.











Comentários