top of page

O aumento da expectativa de vida e a aposentadoria

  • Foto do escritor: Nine Group
    Nine Group
  • 10 de mar de 2019
  • 2 min de leitura

ree

Todo brasileiro sonha em ter uma boa aposentadoria para não abir mão do padrão de vida que conquistou com o trabalho de uma vida inteira. Mas como é possível atingir esse objetivo?


Certamente, depender apenas na Previdência Social não é uma opção para alcançar a aposentadoria que você merece. Por isso, optar por um plano de previdência privada vai possibilitar uma vida financeira mais saudável quando parar de trabalhar.


Continue lendo o artigo e entenda porque é preciso se preocupar com o futuro e se preparar para realmente viver a melhor idade.


Aumento da expectativa de vida


No final do ano de 2018 o IBGE anunciou que os brasileiros estão vivendo mais e esse aumento da expectativa de vida mexe com os gastos do governo.


A expectativa de vida, também chamada de esperança de vida ao nascer, consiste na estimativa do número de anos que se espera que um indivíduo possa viver. Vários fatores exercem influência direta na expectativa de vida da população de um determinado país: saneamento básico, alimentação, violência, poluição, serviços de saúde, educação, bem-estar, entre outros.


O aumento da expectativa de vida está diretamente associado à melhoria das condições de vida da população, com o avanço da medicina e o acesso à informação.


De acordo com o IBGE, atualmente a expectativa de vida da população brasileira é de 74,5 anos. Em média essa expectativa cresce 3,5 meses a cada ano.


A francesa, Jeanne Calment, foi confirmada como a pessoa mais velha já documentada da história com 122 anos de idade, você pode achar que ela é uma exceção, mas segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - PNAD, do IBGE, atualmente já ultrapassamos mais de 32.000 centenários somente no Brasil.


Um dado interessante mostra que as mulheres, na maioria dos países, vivem mais que os homens. Alguns possíveis fatores responsáveis por esse fenômeno:

  • a mortalidade infantil é mais comum entre os bebês do sexo masculino;

  • as mulheres são mais cuidadosas com a saúde;

  • a maioria dos trabalhos de grande periculosidade é exercida por homens;

  • no período entre 15 a 40 anos de idade os homens sofrem mais com causas externas, como acidentes de trânsito, violência e o maior consumo de substâncias prejudiciais a saúde, neste período ocorrem em média 4 óbitos de homens para cada mulher;

  • a cada 105 homens nascidos, nascem 100 mulheres, porem no final da vida o número de mulheres é muito superior devido os apontamentos acima.

Porque a previdência privada é um investimento?


Como vimos, a expectativa de vida aumentou e a tendência é aumentar cada vez mais. Por isso, é preciso investir em um plano de previdência capaz de garantir para o futuro uma renda compatível com o seu padrão de vida atual. Além do mais, após a aposentadoria os gastos com planos de saúde e medicamentos aumentam consideravelmente e se você não se preparar, a conta não vai fechar.


A principal dúvida acerca do assunto é: quando devo começar a pensar na minha aposentadoria? A resposta é simples: o quanto antes! Ao contrário do que muitos acreditam, aposentadoria também é assunto de jovem. Quanto antes começar a se planejar, mais tranquilo será o seu futuro.


Não deixe para depois! Entre em contato com a NineSeg e confira os planos de previdência privada que se encaixam ao seu perfil.

ree

Comentários


bottom of page