top of page

Seguro: você sabe como começou no Brasil?

  • Foto do escritor: Nine Group
    Nine Group
  • 18 de fev. de 2019
  • 1 min de leitura

Atualizado: 24 de fev. de 2019

O seguro se tornou item essencial na vida do brasileiro, mas essa história é longa. Conheça um pouco sobre como o seguro teve início no Brasil.

ree

O seguro chegou ao Brasil em meados de 1808, em consequência da vinda da família real para o país, que resultou na abertura dos portos às nações amigas.


A primeira seguradora brasileira, conhecida como Companhia de Seguros Boa-fé, foi fundada em 24 de fevereiro de 1808, mas era regulada e dirigida pela Casa de Seguros de Lisboa, com a finalidade de operar no seguro marítimo. Neste período, a atividade era regulada pelas leis portuguesas.


Em 1850, foi promulgado o Código Comercial Brasileiro. A partir desse momento, o seguro marítimo foi pela primeira vez estudado e regulado em todos os seus aspectos, sendo estabelecidos os direitos e deveres das partes contratantes.


Com o crescimento do setor, em 1862 as seguradoras estrangeiras começaram a se interessar pelo mercado brasileiro, surgindo então as primeiras sucursais de seguradoras sediadas no exterior.


Esse código foi de fundamental importância para o desenvolvimento do seguro no Brasil, incentivando o surgimento de inúmeras seguradoras, que passaram a operar não só com o seguro marítimo, mas também com o seguro terrestre. O código em questão foi parcialmente revogado pelo Código Civil - Lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002.


Quer receber todas as novidades direto no seu e-mail? Cadastre-se e faça parte da nossa lista VIP!


Comentários


bottom of page