top of page

A origem do seguro no mundo

  • Foto do escritor: Nine Group
    Nine Group
  • 11 de fev. de 2019
  • 1 min de leitura

ree

Pode-se dizer que a prática do seguro é tão antiga quanto a civilização. Os primeiros indícios da atividade seguradora surgiram séculos antes de Cristo, quando as caravanas atravessavam os desertos do Oriente para comercializar camelos.


Como alguns animais sempre morriam no caminho, os cameleiros firmaram um acordo no qual pagariam para substituir o camelo de quem o perdesse.


No ramo da navegação, também foi adotado o princípio de seguro entre fenícios, cujos barcos navegavam através dos mares Egeu e Mediterrâneo. Existia entre os navegadores um acordo que garantia a construção de outro navio a quem perdesse o seu, pago pelos demais participantes da mesma viagem.


A preocupação com transporte marítimo tinha como causa interesses econômicos, pois o comércio exterior dos países se dava apenas por mar. A ideia de garantir o funcionamento da economia por meio do seguro prevalece até hoje. A forma do seguro mudou, e se aperfeiçoa cada vez mais.


O primeiro contrato de seguro nos moldes atuais, foi firmado em 1347, em Gênova, com a emissão da primeira apólice. Era um contrato de seguro de transporte marítimo. Daí pra frente, o seguro foi ainda mais impulsionado pelas Grandes Navegações do século XVI, pela Revolução Industrial e pelo desenvolvimento da teoria das probabilidades associada à estatística.


Quer receber mais informações como esta direto no seu e-mail? Cadastre-se e faça parte da nossa lista VIP!

ree

Comentários


bottom of page