Prêmio do seguro: o que é e como é calculado?
- Nine Group

- 25 de fev. de 2019
- 2 min de leitura

Você certamente já fechou um contrato de seguro, certo? E, ao abrir a apólice, se deparou com termos técnicos totalmente desconhecidos. Isso é mais comum de acontecer do que imagina. Mas, se você tem um bom corretor de seguros não precisa se preocupar, ele sempre estará à disposição para tirar todas as suas dúvidas.
Um dos termos encontrados na apólice que causam dúvidas é o "prêmio do seguro". A palavra prêmio no dicionário, diz o seguinte:
1. retribuição em dinheiro por serviço prestado; recompensa, remuneração.
2. distinção conferida a quem se destaca por méritos, feitos ou trabalhos; galardão, condecoração.
Diferente do significado real da palavra, o prêmio do seguro é a soma em dinheiro que o segurado paga ao segurador pelas coberturas na apólice do seu seguro. O conjunto de prêmios que a seguradora arrecada de cada cliente constitui os recursos que elas usam para pagar as indenizações.
Mas afinal, como o prêmio é calculado?
Para calcular o valor a ser pago pelo segurado, as empresas seguradoras analisam informações do perfil do cliente. Por esse motivo, não é possível especificar quanto custa um seguro, pois dependerá de muitos fatores. Resumindo, quanto mais provável for a ocorrência de um evento contra o qual se está fazendo o seguro, maior será o risco e, por isso, maior será o valor do prêmio.
Para ficar mais claro, vamos considerar o seguro auto. Os principais fatores analisados, neste caso, são:
Modelo do veículo: se o modelo do veículo tem alto índice de roubo, certamente o seguro será mais caro. Além disso, o ano de fabricação e a credibilidade da montadora também interferem nesse quesito.
Local onde o veículo é guardado: o seguro de um veículo que é guardado em garagem é mais barato do que o de um veículo que fica na rua, por exemplo, pois o risco de ser roubado na rua é bem maior.
Trajeto: o trajeto de costume também pode encarecer o seu seguro. Se você faz um caminho que apresenta altos índices de criminalidade, o prêmio a se pagar será maior.
Gênero do condutor: pesquisas apontam que os homens estão mais envolvidos em sinistros do que as mulheres. Isso justifica o seguro mais barato para elas.
Idade do condutor: motoristas de 18 a 25 anos pagam um seguro mais caro, devido a "idade de risco", uma vez que pessoas nessa faixa etária são recém habilitadas.
E aí? O que achou de conhecer um pouco mais sobre o seguro? Restou alguma dúvida? Conte com a NineSeg, será um prazer atendê-lo!











Comentários