Maio Amarelo: mês de luta pela prevenção de acidentes no trânsito
- Nine Group

- 1 de mai. de 2019
- 2 min de leitura

O movimento Maio Amarelo chegou com a proposta de mobilizar toda a sociedade, incluindo órgãos do governo, empresas, entidades, associações e federações com relação ao alto índice de mortes e feridos no trânsito no mundo inteiro.
A cor escolhida (amarela) representa atenção, que é também a cor da sinalização e advertência no trânsito.
Essa mobilização acontece no mês de maio, pois, em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a década de ação para segurança no trânsito. O que estimulou essa causa foi um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que registrou em 2009 cerca de 1,3 milhões de mortes por acidentes de trânsito em 178 países. Assim, o mês se tornou referência mundial para as ações realizadas acerca da causa.
Hoje, os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes de pessoas na faixa de 15 a 29 anos de idade, o segundo na faixa de pessoas de 5 a 14 anos e o terceiro na faixa de 30 a 44 anos. São, aproximadamente, 3 mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas no mundo inteiro.
Sem alguma ação eficaz, capaz de mudar esse cenário, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 e 2,4 milhões em 2030.
No Brasil, as principais vítimas são homens de 18 a 65 anos e motociclistas e os principais fatores causadores de acidentes estão associados à falta de educação, desrespeito às leis de trânsito, excesso de velocidade, ingestão de álcool e uso do celular.
De acordo com a OMS, o Brasil é o 4º colocado no ranking de países com mais mortes no trânsito no continente americano, estando atrás apenas de Belize, República Dominicana e Venezuela.
Em janeiro deste ano, só a cidade de São Paulo, teve um aumento de 53% de mortes causadas no trânsito, se comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Infosiga (Movimento Paulista de Segurança no Trânsito).
Com todos esses dados alarmantes, é preciso tomar atitudes para mudar essa triste realidade. Por isso, a NineSeg convida a todos para construir um cenário novo. Acreditamos que as mudanças acontecem quando cada pessoa faz a sua parte. Veja como podemos contribuir:
Respeite os limites de velocidade;
Não dirija se ingerir bebidas alcoólicas;
Respeite as leis de trânsito;
Dê a preferência;
Não use o celular enquanto dirige;
Seja gentil;
Tenha paciência;
Seja um bom exemplo para as crianças.
Pequenas atitudes no dia a dia, como estas, podem fazer uma grande diferença e transformar a realidade. E não se esqueça: proteger a vida é o melhor caminho. Faça sempre a sua parte!











Comentários