Fique atento: proteção veicular não é SEGURO
- Nine Group

- 5 de mar. de 2019
- 2 min de leitura

O seguro é um item indispensável na hora de adquirir um veículo, mas, a depender do perfil do cliente, o prêmio do seguro pode não ser tão barato. Por esse motivo, associações ou cooperativas de "proteção veicular" estão ganhando alguns adeptos.
Mas o que são essas associações ou cooperativas de "proteção veicular"? Continue a leitura e descubra tudo sobre esse modelo de negócio.
O que são as associações de proteção veicular?
Elas funcionam como um conjunto de associados que criam um fundo monetário administrado por uma empresa para cobrir algum tipo de sinistro, mas nem todas as garantias que uma seguradora oferece. Basicamente, eles propõem uma proteção veicular com indenização em caso de uma eventual necessidade.
Funciona assim: os participantes desse grupo contribuem com uma quantia mensal, que é usada para segurar e reparar os veículos dos associados em caso de necessidade. É como se fosse um grupo de amigos, que rateia os custos do dano do veículo de um dos integrantes, caso precise.
Entretanto, nem sempre essa conta fecha. Imagine o que acontece se o percentual de sinistro é maior do que o caixa da associação. Simplesmente, não existirá verba para as indenizações.
Quais são os riscos desse tipo de "proteção"?
Essa prática, ao contrário do que muitos imaginam, é permitida e regulamentada pela Constituição e Código Civil. Porém, as associações veiculares NÃO vendem seguro e NÃO podem oferecer a venda como tal, pois não são regulamentadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), que é um órgão do governo que controla e fiscaliza a venda de seguros no país.
Sem essa regulamentação, não existe a garantia de que o consumidor terá os seus direitos respeitados e que o produto oferecido será justo e realmente protegerá o seu bem. Ou seja, você pode ter um problema e não ter a quem recorrer, pois, já que não existe órgão regulamentador, elas não contam com um Código de Defesa do Consumidor.
Assim, é preciso ficar muito atento para não cair em uma armadilha e, quando mais precisar, não ter a assistência necessária. Existem reclamações na internet de clientes que foram lesados, precisaram da indenização, mas não receberam. Por isso, pesquise muito bem antes de fechar o negócio.
Empresas de proteção veicular são denunciadas por irregularidades
Em janeiro deste ano, a rádio CBN veiculou uma notícia sobre uma empresa no Rio de Janeiro que oferecia a chamada proteção veicular e que, após uma série de reclamações, mudou o nome para continuar operando. Os clientes, que se tornaram vítimas, alegaram que contrataram um "seguro", mas não foram ressarcidos quando ocorreu um sinistro.
No portal Reclame Aqui é possível encontrar diversas reclamações de não pagamento de indenização por essas empresas. Portanto, fique sempre atento e não caia nesses golpes.
SEGURO, só com corretor de seguros! Entre em contato com a NineSeg e solicite uma cotação gratuita agora mesmo.











Comentários