top of page

Danos causados por enchentes: o seguro cobre?

  • Foto do escritor: Nine Group
    Nine Group
  • 12 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

ree
Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

Em março é comum as chuvas aparecerem com intensidade em diversas regiões do país. Em matéria para o G1, a Prefeitura de São Paulo informou que a cidade acumulou do dia 1º a 10 de março mais de 90% do total esperado para o mês inteiro (160mm). E, só na última segunda-feira (11), choveu o equivalente a 90,6% da média esperada para o mês inteiro.


O resultado disso? Alagamentos e enchentes tomaram conta da região metropolitana de São Paulo deixando casas e carros debaixo d'água. Nesse momento muitas dúvidas surgem com relação à cobertura ou não do seguro dos veículos e das residências. Por isso, preparamos esse artigo para sanar essas questões.


Os seguros podem cobrir os danos, desde que tenha uma cobertura ampla e não a básica. Mesmo assim, existem exceções. Confira só!


Seguro automóvel


Para os carros, dependendo da seguradora, a cobertura mais básica pode incluir apenas roubo e furto. Porém, é possível incluir outros tipos de coberturas, como colisão, enchentes e incêndio. Em contrapartida, o valor do seguro aumenta.


Em uma apólice que contempla danos causados por enchentes, acontecimento como queda de árvores, barreiras e muros, por exemplo, são obrigatoriamente cobertos pela companhia seguradora. Nesses casos, o cliente tem o direito ao conserto do bem ou a receber o valor do veículo em caso de perda total.


Mesmo com um seguro completo, os danos são cobertos apenas se tiverem sido provocados por desastre natural. O proprietário pode perder o direito de ser atendido pelo seguro caso, por exemplo, ele insista e avance sobre a área alagada, tentando escapar. Já se o carro estiver estacionado e a rua alagou, o seguro cobrirá os danos.


Seguro residencial


Assim como acontece no seguro automóvel, o seguro residencial também tem a cobertura básica e a completa. Basicamente, as regras são as mesmas do seguro auto, citadas acima. Ou seja, existem diversas coberturas adicionais que podem ser contratadas pelo segurado com o aumento do prêmio do seguro.


A ótima notícia e que muitas pessoas não sabem, é que o seguro residencial é bem mais barato que o seguro automóvel. Por esse motivo, quase sempre, acaba valendo a pena adquirir o seguro completo.


Apesar de serem parecidos, enchentes, inundações e alagamentos têm significados distintos. A enchente é o aumento dos níveis de água devido a elevação da vazão causada pela chuva, mas sem transbordar; o alagamento é o acúmulo de água por carência de um sistema de drenagem; a inundação é quando ocorre o transbordamento de um rio, por exemplo.


Podem acontecer situações em que a seguradora recuse oferecer as coberturas de enchente, alagamento e inundação. Isso ocorre porque o seguro serve para cobrir danos que não se podem prever, como por exemplo, roubo, queda de raio, quebra de vidro, etc. No entanto, o risco de alagamento é maior para algumas residências do que para outras, então, é possível prever.


Independentemente se for veículo ou residência, é sempre bom ficar atento a fim de evitar situações que possam colocar os seus bens e até mesmo a sua vida em risco. Proteja-se e contrate o seguro com a NineSeg. Nós temos opções especiais para você!

ree

Comentários


bottom of page