top of page

As informações da apólice do seu veículo estão atualizadas? Fique atento!

  • Foto do escritor: Nine Group
    Nine Group
  • 27 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

ree

Ao solicitar a cotação de um seguro para o seu veículo, a seguradora solicita o preenchimento do questionário de avaliação de risco. Esse documento serve para definir o perfil do segurado, permitindo que a companhia seguradora avalie o risco que ela irá assumir.


As respostas fornecidas nesse questionário determinarão o valor do prêmio do seguro, ou seja, quanto você gastará pela cobertura do seu automóvel.


As principais perguntas feitas no questionário são: idade, sexo e tempo de habilitação do principal condutor do veículo, região de circulação do veículo, local onde veículo pernoita, se possui garagem ou estacionamento fechado, qual a utilização do veículo (profissional, locomoção diária ou lazer), se possui dispositivos de segurança (rastreadores via satélite, bloqueadores, etc.).


Você sabia que manter as informações sempre atualizadas é imprescindível? Continue a leitura e entenda a importância.


O que pode acontecer se alguma informação estiver desatualizada?


Cada seguradora determina as condições gerais do seguro que ficam nas cláusulas contratuais. Neste espaço elas determinam as circunstâncias que as isenta da obrigação de indenizar o segurado. Entre as causas está a omissão ou a prestação de informações incorretas ou incompletas no questionário de avaliação de risco.


Sendo assim, em caso de um sinistro, por exemplo, se as informações não estiverem de acordo, o segurado poderá perder o direto à indenização.


Para reverter uma situação dessa, é necessário comprovar que a omissão da informação não aconteceu por má-fé, ou seja, de forma intencional para reduzir o valor do prêmio. Mas, porque passar por essa situação se você pode evitar?


Fique atento e atualize os dados sempre que necessário


É muito comum, mesmo sem querer, o segurado mudar de endereço e não informar a seguradora. Neste caso, se houver um sinistro no seu endereço atual e a atualização na apólice não foi feita, você corre o risco de ter dor de cabeça.


Outro exemplo se enquadra aos motoristas de aplicativo. Muitos passam a utilizar o veículo como fonte de renda, mas esquecem de informar à companhia de seguros. Uma situação é o indivíduo usar o carro apenas para ir e voltar do trabalho, permanecendo, o veículo, o resto do tempo parado, outra é quando ele passa a circular como motorista de aplicativo, situação que expõe o automóvel a maiores possibilidades de acidentes e danos.


Portanto, qualquer alteração, seja de endereço, veículo, condutor ou qualquer mudança que influencie na apólice, deve ser informada ao corretor de seguros que fará a atualização à seguradora, para que você não corra o risco de ficar sem cobertura.


O que achou dessa informação? Você sabia da importância de manter os dados sempre atualizados? Se tiver dúvidas, conte com a NineSeg. Estamos à disposição para atendê-lo.

ree

Comentários


bottom of page