A importância de conhecer o histórico de um veículo usado
- Nine Group

- 18 de mar. de 2019
- 2 min de leitura

Na impossibilidade de adquirir um veículo zero quilômetro, devido aos preços altíssimos praticados pelo mercado brasileiro, muitas pessoas optam pelos usados.
Na empolgação de comprar o desejado carro, um procedimento importante, muitas vezes, é deixado de lado. E quem comete esse erro, pode ter muita dor de cabeça. Estamos falando da importância em conhecer o histórico do veículo usado.
Porque preciso conhecer o histórico do veículo antes de adquiri-lo?
Um veículo usado, certamente já teve um ou mais proprietários e já deve ter passado por diversos locais e pode até ter sofrido algum tipo de sinistro em sua trajetória. Ou, na pior das hipóteses, ele pode ter um registro de furto ou roubo.
Mesmo sem querer, pode ocorrer de alguma loja colocar à venda carros que já foram roubados e repassados em seguida. Se você adquire um veículo nessa situação, acredite, você terá muitos problemas.
Ao fazer o levantamento da situação do veículo, é possível saber boa parte da trajetória dele, inclusive da manutenção. É recomendável levar o seu mecânico de confiança ou alguém que entenda de identificação veicular; ele poderá evitar que você faça um mau negócio.
Consulta gratuita
No site do Detran é possível consultar se o veículo em questão possui registro de furto ou roubo, se tem débitos, restrições e até vistorias. A consulta é simples e pede apenas a placa e o renavam do veículo. Clique aqui para conferir.
Consulta feita por seguradoras
O papel das seguradoras é assumir riscos, ou seja, mediante pagamento do prêmio, indeniza o segurado em caso de algum sinistro, em conformidade com as coberturas contratadas. Desta forma, a companhia assume a responsabilidade de mensurar o prêmio a ser pago pelo segurado e de fazer a gestão desse recurso para pagar as indenizações.
Diante desse papel, foi criado um banco de dados, onde as seguradoras compartilham informações entre si que auxiliam nos critérios de avaliação e aceitação do risco. Essa base é chamada de RNS - Registro Nacional de Sinistros.
Essa base possibilita identificar possíveis indícios de fraude ou duplicidade de riscos aceitos. De forma prática, o sistema oferece a relação dos eventos com as coberturas oferecidas pelo mercado segurador.
Resumindo: a seguradora consulta os veículos pelo chassi a fim de identificar o histórico do veículo já no cálculo, o que justifica que nem todos os carros são aceitos pelas empresas seguradoras. Por isso, é importante conhecer o histórico do bem, antes de fechar qualquer negócio.
Fique atento e coloque as dicas em prática antes de adquirir um automóvel usado. Conte com a NineSeg para oferecer a melhor proteção para você e sua família!











Comentários